O que é a dermatologia?
Dermatologia é uma especialização médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas.
Como escolher um dermatologista?
O acompanhamento médico de rotina é a melhor forma de manter a saúde e prevenir doenças. Por isso, a pele, maior órgão do corpo humano, não pode ser tratada de maneira superficial. Há intervenções que parecem procedimentos simples, mas podem causar danos permanentes se forem mal indicadas, ou realizadas por pessoas não capacitadas.
O diagnóstico preciso, precoce e correto de doenças e problemas de pele deve ser feito por Dermatologistas qualificados. Profissionais estes que atuam em procedimentos de baixa complexidade – estéticos –, e de alta complexidade – tratamento do câncer da pele.
Existem diversos profissionais não médicos que podem atuar na área da estética, e que, às vezes, se confundem com dermatologistas. Utilizando denominações novas, algumas profissões geram dúvidas e reclamações quando há complicações em tratamentos.
Os esteticistas, por exemplo, se autodenominam “dermaticistas”; os fisioterapeutas são “dermato-funcionais” quando fazem especialização na área; e os biomédicos se intitulam “biomédicos estéticos”. Nenhum destes profissionais, mesmo certificados por seus conselhos de classe, é médico e muito menos dermatologista.
O risco de consultar profissionais autodenominados dermatologistas aumenta quando há complicações, que podem ocorrer em qualquer tratamento, mesmo que realizados por profissionais qualificados. Portanto fique atento! No site do CFM você pode conferir se o profissional é realmente médico, e se ele é ou não especialista em alguma área.
É necessário usar o filtro solar em dias nublados?
O filtro solar tem que fazer parte de sua rotina diária de higiene e beleza. A proteção da pele deve ser feita mesmo quando não há sinal do sol. A radiação UVA, a maior responsável pelo envelhecimento precoce, mantém-se praticamente constante em qualquer estação do ano, mesmo nos dias nublados.
Como eliminar manchas do rosto?
Mais importante que eliminar as manchas da pela é prevenir seu aparecimento, bem como piora das mesmas. A melhor forma de prevenção é o uso diário e correto do filtro solar. Essa é uma rotina que todos devem ter pela manhã. Para o tratamento das mancahas do rosto, chamadas de melasma, podemos usar cremes clareadores, peelings químicos e dependendo da avaliação, podem ser indicados procedimentos como a luz pulsada e o laser de CO2 fracionado. Lembre que você deve sempre consultar seu dermatologista para mais informações sobre como eliminar as manchas no seu rosto.
A depilação definitiva elimina 100% dos pelos?
Não. O método faz uma depilação prolongada e sua eficácia vai depender da resposta de cada pessoa ao tratamento. Normalmente, essa depilação dura de seis meses a um ano e cerca de 80% dos pelos desaparecem para sempre. Em alguns casos há 100% de sucesso.
A hidratação feita em casa para pele e/ou cabelo é eficiente?
A hidratação diária feita em casa é eficiente e ajuda a cuidar da sua pele e cabelo. Consulte a sua dermatologista para saber os hidrantes e tratamentos mais eficazes para o seu tipo de pele e cabelo.
Como controlar a queda de cabelo?
A queda de cabelo pode ter diversas causas, entre elas o estresse, genética, pós-operatório, deficiências de vitaminas, anemia e até mesmo outras doenças como diabetes, hipo ou hipertireoidismo. Consulte a sua dermatologista para descobrir a causa e assim iniciar o tratamento adequado mais o seu problema.